Analiticamente Incorrecto
2005/09/30
  Para Terminar na nossa Vizinha Espanha
Os "velhos problemas" de Melilla e Ceuta. E o novo estatuto da Catalunha que vai ser aprovado hoje pelo parlamento catalão. A unidade espanhola começa a ficar debilitada, "Cataluña es una nación en una nación de naciones" foi o Título Preliminar deste novo estatuto. Para além disso há uma aproximação clara ao modelo de gestão dos impostos idênticos no Pais Basco e em Navarra, ou seja a comunidade catalã, através da Agencia Tributaria de Cataluña, vai ela própria gerir as suas receitas, o que até à presente data era efectuado a partir de Madrid. Capacidade de gerir as receitas da província, sistema judicial próprio e gestão do sistema educacional, serão estas as grandes premissas a serem apresentadas para aprovação no palácio La Moncloa.
Uma nova nação ou apenas o aumento da autonomia prometido por Zapatero ? O tempo o dirá .
 
  Choose your poison
As idiossincrasias sobre as políticas sociais europeias. Na Economist.
 
  World Trade magazine
Pode consultar aqui a World Trade magazine, interessantes artigos sobre a formação e funcionamento da Supply Chain. Case studys e opinião avalizada da FedEx. Variação das principais exportações e importação dos EUA.A não perder.
 
2005/09/29
  Recebido Por Email
A Constança Castelo Branco Mota da Silva Marques, de 7 anos, é neta de uns amigos da minha família, tem uma doença do foro oncológico e está em estado muito grave. Está internada no IPO, precisando de fazer um transplante de medula.
Como não se tem encontrado, até agora, medula compatível (não existe também nos bancos de medula nacionais nem estrangeiros), venho por este meio pedir que:
- Quem tiver idade entre os 18 - 45 anos;
- Mais de 50 Kg;
- Não tiver recebido nenhuma transfusão de sangue;
Faça o teste de compatibilidade, de 2.ª a 6.ª feira, das 8h - 16h, no:
- Centro de Histocompatibilidade do Sul
Hospital Pulido Valente
Alameda das Linhas de Torres
Telefone: 217 504 100
Obrigada
 
  13 milhões de euros
"A Comissão acaba de atribuir 356 milhões de euros à realização de estudos e à implementação de projectos da rede transeuropeia de transportes (RTE-T). Os projectos prioritários beneficiam, só por si, de perto de 85% daquele montante. Mais de 70% são atribuídos aos projectos ferroviários e 20% aos sistemas de transporte inteligentes e inovadores, como os sistemas de interoperabilidade no domínio ferroviário. Os 13 milhões de euros atribuídos por Bruxelas a Lisboa destinam- se a financiar estudos (técnicos, económicos, financeiros e ambientais) referentes à ligação Lisboa-Porto (em concreto, 6,5 milhões de euros para a ligação Coimbra-Porto e 5 milhões para a ligação de Lisboa ao futuro aeroporto da Ota), e ainda para o novo projecto de TGV entre Coimbra e Vigo, em Espanha (1,5 milhões)."
...
"Note-se que os projectos prioritários da rede transeuropeia representam, só por si, um investimento de 225 mil milhões de euros até 2020. Dada a sua importância no reforço da competitividade e da coesão da União, a Comissão propôs, no âmbito das perspectivas financeiras 2007-2013, um aumento significativo do orçamento das redes transeuropeias. Para colmatar os «défices» de financiamento nacionais verificados nas ligações transnacionais, a proposta da Comissão privilegia o aumento da taxa de apoio (até 30% ou, em casos excepcionais, 50% do custo total do projecto) e a orientação dos financiamentos para os projectos transfronteiriços."
 
2005/09/28
  Choque de Credibilidade
A civilização a pouco e pouco perde a sua civilidade. Demorou milhares de anos e milhões de mortes para a conseguir. O descrédito, a falta de objectivos, a ausência de uma verdadeira cultura democrática, começa a fazer os seus efeitos. As cúpulas protegem-se, alicerçadas na indiferença da humanidade. É visível aqui em Portugal, tal como no Ruanda, ou mesmo nos Estados Unidos, é visível e risível para os eleitos. Indiferentes.
 
2005/09/27
  Democracia
Candidato do PSD à Junta de Vila Franca das Neves foi morto a tiro.


Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia, Portugal é uma democracia.

 
  Lobbys Esfaimados
No programa Prós & Contras de ontem, aconteceu algo imprevisível. Nunca me recordo de ter visto em directo numa televisão publica, um lobby económico poderosíssimo a achincalhar um alto representante de um governo eleito democraticamente.
 
  Novamente, Terror
Estalla un artefacto explosivo en ZaragozaUn artefacto ha hecho explosión en la central eléctrica "La Morca" de Añón de Moncayo (Zaragoza), previo aviso en nombre de ETA a la DYA de Gipuzkoa y Bizkaia. (Fonte Aqui)
Não há bombas que matem a vontade de um povo, nem terror que amordace a liberdade.
Image hosted by Photobucket.com
 
2005/09/26
  O Puto Ganhou
Image hosted by Photobucket.com
Foto Retirada Daqui.
 
  Alunos do ISEP encerram portas
Já começava a sentir alguma falta destas manifs. Correntes e cadeados a fechar escolas “por tempo indeterminado”. É um acto claramente "democrático". Só ainda não consegui perceber é porque razão eles fecham as escolas, impedindo todos de entrarem, se têm o apoio dos alunos... .
 
2005/09/24
  Manuel Alegre quer candidatar-se e está a reunir condições
Por este andar, quantos anos são necessários ?
 
2005/09/22
  Decálogo de Lenine
Vladímir Ilich Uliánov (1913)
1 - Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;
2 - Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa;
3 - Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;
4 - Destrua a confiança do povo em seus líderes;
5 - Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo;
6 - Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no exterior e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação;
7 - Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;
8 - Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;
9 - Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa socialista;
10 - Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa...

Image hosted by Photobucket.com

 
2005/09/21
  O Mundo é uma bola de sabão...
Image hosted by Photobucket.com
Imagem Ampliada
 
  Autopsicografia Adulterada
Alegre é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que não quer
O que quer e deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
os desejos lidos sentem bem,
Não aos que ele teve,
Mas só o que ele diz que não têm.
E assim nas garras da política
Gira, a entreter a razão,
Nesta habilidade típica
A que se chama eleição.



Adaptado ao original Autopsicografia, de Fernando Pessoa.
 
2005/09/19
  Indicadores de Síntese Económica
Image hosted by Photobucket.com
 
  PIB - per capita
Image hosted by Photobucket.com
 
2005/09/16
  Exemplos Precisam-se
"Não é um bom exemplo para os alunos um sindicato de professores manifestar-se com insultos, ainda por cima no início do ano escolar"

Concordo plenamente consigo senhor Primeiro Ministro, mas olhe que também não é um bom exemplo andar a nomear os amigos e os boys do partido para altos cargos em empresas publicas e o senhor fá-los (do verbo fazer).
 
  Intervenções Complicadas
Já imaginaram quanto custou aos cofre do estado (aos nossos bolsos) mudar esta lâmpada ?

Image hosted by Photobucket.com

Claro que havia 8 funcionários que estavam na sua hora de almoço, enquanto o nono trabalhava uma hora extra.

Obrigado Y36
 
  Crise, Alenquer e o Inglês
Alenquer dispõe de 48 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, frequentadas por 1609 alunos (Fonte), sendo que no seu conjunto estão integradas no Agrupamento de escolas Pero de Alenquer (Link).
No programa de generalização do ensino do Inglês nos 3 e 4 anos do primeiro ciclo do ensino básico, a C. M. Alenquer, faz parte da lista de aprovações das propostas de adesão ao Programa na Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) (Link). Ou seja, como na maioria das propostas de adesão a este programa, a Câmara Municipal, financiava o custo do ensino do Inglês nos quatro agrupamentos escolares existentes: Escolas de Merceana e Aldeia Gavinha, Escolas do Carregado, Escolas de Pêro de Alenquer e Escolas da Abrigada.
Sendo ontem o inicio do ano escolar, as professoras do primeiro ciclo informaram os encarregados de educação que não se sabia ainda se haveria inglês ou não no decorrer deste ano lectivo, pois a Câmara ainda não tinha assegurado o seu financiamento.
Por outro lado e neste caso em algumas escolas primárias especificas, foram retirados os professores de educação física e de religião e moral, ficando estas matérias a cargo dos professores de cada turma.
Para além disso, ainda continua o pedido dos 5 euros por aluno, para fazer face às despesas de papel higiénico, toalhetes e guardanapos e a indicação expressa de que os alunos devem possuir lenços de papel.
Enfim estamos em crise.
 
2005/09/15
  Beltway vs. Blogosphere
Artigo muito interessante de Howard Fineman, sobre o poder da blogosfera e suas conotações.
“It’s not a fight between liberals and conservatives,” Rosenberg told me the other day. “It’s between our ‘governing class’ here and activists everywhere else.”
In other words, it’s the Beltway versus the Blogosphere.”
 
  Portugal plans biggest solar station
"Work on the world's largest solar energy station, which will produce enough electricity to power 21,000 homes, is to start near the southern Portuguese town of Moura next year.
The 62-megawatt plant, which will use 350,000 solar panels spread over an area the size of 150 football pitches, represents a leap forward for solar energy as it moves out of small-scale use into producing electricity in large quantities.
The €250m (£168m) Girassol plant will be 12 times the size of the biggest solar power plant currently in operation near Leipzig in Germany. "The construction of the power station will begin in 2006," Moura's mayor, Jose Maria Pos-de-Mina, told journalists. The Girassol plant will be located in one of the poorest regions of Portugal, the sun-baked Alentejo."
Em Portugal é tudo em grande. Esperamos que O Girassol, não se transforme em outro girocídio.
 
2005/09/14
  "É um número impressionante"
Não senhora ministra, não é o numero que é impressionante. O que é impressionante é que é necessário virem estudos da OCDE para vossa excelência e os seus anteriores pares se impressionarem quando todos os outros habitantes deste país sabem que essa é a realidade.
O que é impressionante senhora ministra é a incompetência dos titulares da pasta de educação e de todo o sistema educativo que mesmo com aumento de verbas do orçamento de estado não conseguem inverter esta situação.
O que é impressionante é o vosso cooperativismo diletante, em que se defendem e encobrem uns aos outros deixando o país neste estado de burrice.
O que é impressionante é que antes de se defender a aprendizagem, o conhecimento, os saberes, defende-se o status quo daqueles que nos colocaram nesta situação.
Mas sabe senhora Ministra, o que me impressiona mais é a merda de país que estamos a construir, e como já referi aqui, a nossa “jovem” democracia, está mais interessada nos tachos, nas reformas ao fim de oito anos, no lugar em que se recebe mais luvas ou na demonstração atávica de autoritarismo do que nos verdadeiros problemas de Portugal.
 
  Adenda
Já apelidaram este blogue de liberal. Admito que utilizando a definição dogmática de liberalismo, não sei se o é ou não, mas também admito que me estou a borrifar para qualquer conotação política ou corrente social ou económica que lhe queiram chamar.
Uma coisa que tenho a certeza é que neste blogue não há qualquer interferência directa de qualquer partido político ou outro tipo de coisa qualquer. Defendo aquilo que na minha opinião acho justo, minha opinião volto a frisar, mesmo correndo o risco de me achar um “opinador desopinado”. Dito isto, todos os comentários merecem o meu maior respeito, pelos quais fico eternamente grato. Em resposta a um post colocado aqui nomeadamente O embuste do crescimento no 2T, um estimado comentador colocou esta resposta ...
“Quando Maria de Lurdes Pintasilgo foi primeira ministra de um governo da iniciativa da Ramalho Eanes, antes de sair do seu posto resolveu aumentar as pensões sociais de certas camadas de pensionistas. Foi um aumento considerável. Sá Carneiro, na altura a preparar a AD, criticou fortemente esse aumento. A AD ganhou a seguir as eleições e foi para o governo, com Cavaco Silva em ministro das Finanças. Não tardou muito e fez novo aumento dessas pensões, o que fez com que num só ano essas pensões tivessem aumentado cerca de 45%. Começou aqui o descalabro despesista do Estado. Mas, como o preço do petróleo entretanto tinha subido muito, de 12$/barril, para perto de 40$/barril, e como Sá Carneiro faleceu no acidente de Camarate, e era depois Pinto Balsemão o primeiro ministro, Cavaco Silva, prevendo mau tempo no canal para a economia mundial e portuguesa abandonou o barco da AD e recusou ser ministro do governo de Balsemão. Este ficou amuado e com o tempo se veria que nunca lhe perdoou este abandono do barco em pleno naufrágio. A AD, esfrangalhada por lutas intestinas e pela crise económica que levou o país à beira da bancarrota, acaba por perder as eleições em 1983 e dá lugar a um governo de salvação nacional presidido por Mário Soares, com Mota Pinto em vice-primeio ministro. Foi o governo do bloco central. Mário Soares teve de recorrer ao FMI para resolver a situação, com a ajuda do seu ministro das Finanças, Hernani Lopes. Em 1985 as contas públicas estavam recuperadas e o caso deu brado nos meios financeiros internacionais. Portugal passou a ser um exemplo de bom aluno do FMI. Mas esta recuperação das finanças públicas custou popularidade a Mário Soares e ao PS, que na altura fez outra grande reforma, a do arrendamento, matéria tabú para os governos anteriores. E o PSD, com Cavaco Silva, sobe ao poder.Iniciava-se na altura a recuperação da economia mundial depois do choque do petróleo de 1980/81, com a descida forte do preço do petróleo. Cavaco Silva, bem infomado sobre os ciclos económicos, viu que teria um período de vacas gordas para fazer figuraço, até porque Portugal se preparava para entrar na CEE e iria receber chorudos fundos comunitários. Cavaco Silva passou então a governar com três Orçamentos, o geral do Estado, o dos fundos comunitários e o das privatizações da banca, seguros, etc. Foi um fartar vilanagem, dinheiro a rodos para distribuir pela clientela, incluindo centenas de milhares de funcionários públicos. O despesismo estatal no seu melhor! Fez obras, sim senhor, incluindo o CCB, que era para custar 6 milhões de contos e custou 40 milhões, segundo se disse na época. O rigor cavaquista no seu melhor! Anos depois vem a guerra do Golfo, com implicações económicas fortes a nível internacional, e Cavaco Silva, prevendo período de vacas magras e já com ele em andamento, resolveu abandonar o barco e parar de governar e entregou o testemunho ao seu ex-ministro Nogueira. Este perdeu as eleições para Guterres e em 1996 iniciava-se a recuperação da economia mundial. Foi um bom período para Guterres, que continuou o despesismo de Cavaco Silva, já que este último tinha deixado o campo minado por sistemas automáticos de aumento da despesa pública, o MONSTRO cavaquista de que viria a falar Miguel Cadilhe, além de milhares de contratados a recibos verdes no aparelho do Estado, que Guterres teve de integrar nos quadros do Estado para não ter de mandar para a rua gente que há anos não fazia outra coisa senão trabalhar para e dentro do aparelho de Estado. Foi este o percurso do despesista Cavaco Silva, o que como ministro das finanças da AD aumentou num ano, pela segunda vez, milhares de pensionistas, e o que, como primeiro ministro, aumentou a despesa pública de tal ordem que os défices públicos da sua governação, se limpos das receitas extraordinárias, subiram tanto (chegou a 9% do PIB) que o actual défice das contas públicas é apenas mais um no oceano despesista inventado por Cavaco Silva nos longínquos tempos da AD e continuado nos tempos em que foi primeiro ministro, depois da recuperação heroica dos tempos de Mário Soares e Hernani Lopes, nos anos 1983-85. É neste despesista disfarçado de rigor que devemos votar para PR? Desculpem, se quiserem propor Hernani Lopes para PR, podem contar com o meu voto. Mas como ele não aparece a candidatar-se a PR, vou votar em quem o ajudou a salvar Portugal da bancarrota provocada pela AD de Cavaco Silva. E esse alguém é Mário Soares. Estes os factos. E eu voto em factos, não em mitos e miragens. Mário Soares tem um brilhante CV em controlo da despesa pública (governos de 1977/78 e 1983-85). Cavaco Silva tem um brilhante CV no descalabro das contas públicas.Qualquer economista, se intelectualmente honesto e conhecer um pouco da nossa História recente, rejeita liminarmente este embuste chamado Cavaco Silva. Se ele for presidente da República, como pode ele pregar moralidade económico-financeira quando ele foi e é ainda o pai do MONSTRO? Monstro que agora Sócrates se esforça por abater com as reformas profundas que está a fazer.Para os mais novos aqui fica a radiografia do embuste chamado Cavaco Silva.”

É também um facto que a resposta em si, não invalida o embuste do 2T, porque este existiu e foi aproveitado políticamente pelo governo e respectiva oposição, diga-se em abono da verdade, mas também não deixa de ser relevante que a precepção de um determinado facto é diferente da realidade desse mesmo facto. E a verdade da realidade só se consegue atingir após ouvir e ler todas as precepções e mesmo assim, muitas vezes nunca se sabe a sua totalidade.
É por isso que este comentário passa a post, porque todas as precepções contribuem para a verdade. Perdoem as redundâncias, os pleonasmos e as metáforas.
 
2005/09/13
  Preservação da espécie ?
"... um país com pequenas elites muito endogamicas ..."
 
  Sem titulo
Ouvi hoje na TSF que a Vanessa encontrou a sua irmã Alexandra de 11 anos de idade. A sua mãe era Portuguesa e faleceu por falta de ajuda das autoridades após a passagem do Katrina.
Deve o governo Português ajudar esta família de luso descendentes? Ou deveria a Alexandra ter uma camisola da selecção nacional vestida para ter direito à nossa ajuda?
 
2005/09/12
  World Milestone
9/11 Remembered - A look back at the attacks and their aftermath
 
  Desaparecida há um Ano
Onde quer que estejas, que o sol ilumine o teu sorriso e a lua embale os teus sonhos.

Image hosted by Photobucket.com
Foto Retirada do PD.
 
2005/09/09
  O Embuste do crescimento no 2ºT
No mês de junho foram vendidos aproximadamente mais 150 Milhões de euros de veículos automóveis ligeiros e pesados do que no mesmo mês do ano anterior.
Se verificarmos a evolução das vendas de veículos em relação aos períodos homólogos, constatamos que durante todos os meses existiu quase a mesma quantidade de vendas até ao mês de Maio. Em junho as vendas aumentaram 30% , em julho e agosto diminuíram 1 e 11% respectivamente. Esta tendência vai-se manter, pelo menos segundos os indicadores dos primeiros dias de setembro. Ou seja o mercado automóvel de ligeiros e pesados vai ter uma estagnação ou mesmo uma recessão no seu volume total de vendas.
O motivo deste acréscimo extraordinário foi para evitar o aumento do IVA, e representou uma poupança total de 3 Milhões de euros (aproximadamente) para os compradores.
Senhor primeiro ministro e senhor ministro das finanças não queiram enganar mais os portugueses, do que o já fazem.
As "boas notícias numa conjuntura de baixo crescimento", não passa afinal de um adiantamento na compra de alguns bens para evitar o aumento do IVA. Até final do ano estas compras efectuadas em Junho, vão diminuir as previsíveis compras que seriam feitas até ao final deste período.
Para o nosso Primeiro e respectivo ministro das finanças perceberem (como se eles não o soubessem), imaginem que vão comprar 10 fardos de palha para dar de alimento aos vossos burros durante um mês. Quando chegam ao armazém são informados que no próximo mês os fardos vão aumentar 2%. Vossas excelências fazem as vossas contas e sabendo que a palha não se vai estragar, decidem comprar a palha necessária para o ano todo, ou seja 70 fardos, evitando com isso o futuro aumento. Claro que até final do ano, não vão comprar mais palha, mas se esta não tivesse aumentado, teriam todos os meses comprado os 10 fardinhos para os vossos asnos de estimação.
Seria diferente se por mero acaso o nosso país fosse bem gerido e os senhores tivessem comprado mais burrinhos, mas o que acontece é que os burrinhos são os mesmos e cada vez há menos carroças. O que me leva a crer que os senhores ainda vão vender os burrinhos para não comprar tantos fardos. È que a palha está cara que se farta.
Image hosted by Photobucket.com
André Kosters/Lusa
Admito que quando ouvi, li e reli as vossas declarações, também fiquei com essa cara. Cara de burro a minha, já se vê.
 
2005/09/08
  Inoticia
As duas torres caíram através da mão de José Sócrates Primeiro -Ministro, e do presidente do grupo Sonae, Belmiro de Azevedo. Foram eles que accionaram o detonador. Um acto claramente premeditado.
Image hosted by Photobucket.com
Foto Retirada do Publico
Outra Versão

Havia dois cavalos perdidos em Troia. Enéias e Ascânio, ao contrário de fugirem ( na história antiga ), desta vez eles arrebentaram com os bichos antes deles entrarem nos luxuosos resorts. Os deuses de Tróia, puderam descansar nos seus reinos e serão relembrados num grupo de poemas épicos conhecidos como Nostoi (Retornos). Não, a história ainda não acabou. Uma cadeia de luzes iluminou os céus transmitindo a notícia da grande vitória em Tróia para Portugal, na ocasião que Agamenon chegou a seu palácio após uma ausência de dez anos de Micena. Mas, Clitemnestra tinha os seus próprios planos. Mas isso ficará para mais tarde... .
 
2005/09/07
  Katrina Complete Coverage
Image hosted by Photobucket.com
Ou Aqui

Concordando ou Discordando

Fahrenheit New Orleans - By Michael Moore, Ou o Americano "Primário", Anti-Bush.


Friday, September 2nd, 2005
"Dear Mr. Bush: Any idea where all our helicopters are? It's Day 5 of Hurricane Katrina and thousands remain stranded in New Orleans and need to be airlifted. Where on earth could you have misplaced all our military choppers? Do you need help finding them? I once lost my car in a Sears parking lot. Man, was that a drag.
Also, any idea where all our national guard soldiers are? We could really use them right now for the type of thing they signed up to do like helping with national disasters. How come they weren't there to begin with?
Last Thursday I was in south Florida and sat outside while the eye of Hurricane Katrina passed over my head. It was only a Category 1 then but it was pretty nasty. Eleven people died and, as of today, there were still homes without power. That night the weatherman said this storm was on its way to New Orleans. That was Thursday! Did anybody tell you? I know you didn't want to interrupt your vacation and I know how you don't like to get bad news. Plus, you had fundraisers to go to and mothers of dead soldiers to ignore and smear. You sure showed her!
I especially like how, the day after the hurricane, instead of flying to Louisiana, you flew to San Diego to party with your business peeps. Don't let people criticize you for this -- after all, the hurricane was over and what the heck could you do, put your finger in the dike? And don't listen to those who, in the coming days, will reveal how you specifically reduced the Army Corps of Engineers' budget for New Orleans this summer for the third year in a row. You just tell them that even if you hadn't cut the money to fix those levees, there weren't going to be any Army engineers to fix them anyway because you had a much more important construction job for them -- BUILDING DEMOCRACY IN IRAQ!
On Day 3, when you finally left your vacation home, I have to say I was moved by how you had your Air Force One pilot descend from the clouds as you flew over New Orleans so you could catch a quick look of the disaster. Hey, I know you couldn't stop and grab a bullhorn and stand on some rubble and act like a commander in chief. Been there done that. There will be those who will try to politicize this tragedy and try to use it against you. Just have your people keep pointing that out. Respond to nothing. Even those pesky scientists who predicted this would happen because the water in the Gulf of Mexico is getting hotter and hotter making a storm like this inevitable. Ignore them and all their global warming Chicken Littles. There is nothing unusual about a hurricane that was so wide it would be like having one F-4 tornado that stretched from New York to Cleveland.
No, Mr. Bush, you just stay the course. It's not your fault that 30 percent of New Orleans lives in poverty or that tens of thousands had no transportation to get out of town. C'mon, they're black! I mean, it's not like this happened to Kennebunkport. Can you imagine leaving white people on their roofs for five days? Don't make me laugh! Race has nothing -- NOTHING -- to do with this! You hang in there, Mr. Bush. Just try to find a few of our Army helicopters and send them there. Pretend the people of New Orleans and the Gulf Coast are near Tikrit. "
Tirado daqui.

Em Português, Aqui.
"As férias acabaram...
...uma carta pública de Michael Moore para George W. Bush "
 
2005/09/06
  A Não Razão
Image hosted by Photobucket.com
Imagem Ampliada.


Esta é a principal razão de sermos o país mais atrasado da OCDE e um dos mais atrasados da EU 25.
Não basta sonhos, visões ou princípios. Tudo não passa de tentativas frustadas de tapar o sol com a peneira. O baixo nível de educação dos portugueses interessa aos políticos, permite que unicamente um pequeno grupelho tome as rédeas do país mediante os seus interesses pessoais. Já assim era no tempo da ditadura e continua hoje a ser. Com uma maior liberdade, é verdade, mas comparativamente com o mesmo grau de burrice populacional.
Hoje Portugal está mais próximo da América latina ou de África do que da Europa à qual pomposamente dizemos que pertencemos. Não adianta fazer escaparates com os casos de sucesso, esses são uma ínfima parte do todo. É inconcebível que este país de atrasados (nos quais me incluo) a selecção nacional de futebol ou os clubes sejam a nossa bandeira no mundo. Algo típico de um país do terceiro mundo.
Somos burros porque o queremos ser, somos incompetentes porque interessa que o sejamos, somos pouco produtivos porque não temos visão para ir mais longe e pior é que no meio de tudo isto até a imigração que entra no nosso país não é aproveitada pelas suas habilitações, mas sim utilizada para tapar os buracos de sermos uns calaceiros.
Nas nossas universidades, formamos doutores e engenheiros de escritório, havendo algumas licenciaturas que produzem frangos de aviário, que outro destino não têm senão tentarem a via do ensino. Os poucos cursos que possuem alguma organização (saída profissional), fecham o acesso a sete chaves para que o elitismo do género se perpetue e depois, impedimos o acesso aos outros que vem de fora, por acharmos que o nosso ensino é melhor do que o deles, enfim, tristes que somos.
Quando vamos trabalhar para uma multinacional esfalfamo-nos na vã tentativa de chegarmos àqueles que aparecem nas revistas, ou então somos obrigados a esfalfar-nos porque senão vamos para o olho da rua pelas características únicas dos contratos colectivos de trabalho negociados entre a multinacional e o seu batalhão de advogados e o poder político e o seu batalhão de sequiosos. Quando emigramos para os outros países, normalmente começa-mos a limpar a merda das latrinas, mas como somos muito trabalhadores (lá fora), lá vamos subindo na esperança de um dia virmos à terra ao volante um mercedes. Somos um país de fachada, com um povo de fachada que orgulhosamente se lembra de Vasco da Gama, das vitórias do Benfica, do Sporting e do Porto e do Carlos Lopes ou Rosa Mota enquanto descansa o cu nas esquinas das paredes do café.
E isto tudo porque a nossa “jovem” democracia, está mais interessada nos tachos, nas reformas ao fim de oito anos, no lugar em que se recebe mais luvas ou na demonstração atávica de autoritarismo do que nos verdadeiros problemas da nação portuguesa.
Dêem-nos educação, dêem-nos a esperança que daqui a um século ainda possamos ser portugueses. Para isso temos que arrancar o mal pela raiz, temos que no pré-primário fomentar o gosto pela aprendizagem, temos que ter psicólogos, educadores e auxiliares em permanência que sejam capazes de o fazer, de ajudar as famílias e, a serem avaliados pelo desempenho da sua função. Ao invés do que hoje se faz em que essa responsabilidade recai sobre os pais que não têm conhecimentos nem tempo para isso. Temos que saber porque razão há escolas que conseguem boas médias escolares e outras não, quem está na origem desse problema, culpar, responsabilizar e pagar às pessoas pelo seu desempenho e não pelos anos de antiguidade. Temos que ter estabelecimentos de ensino que estejam aptos a leccionar e não ter laboratórios sem reagentes ou aulas de informática com dois computadores para 20 alunos. Temos que ter transportes que garantam as viagens atempadas dos alunos, gratuitos ou não, mediante o nível socio-económico de cada um. Temos que ter cantinas aptas a fornecer alimentação aos estudantes e não casas encerradas porque a desratização não veio. Temos que ter um sistema de ensino e de apoio aos tempos livres voltado para as necessidades reais do país e não para ocupação do horário. Temos que ter mais cursos profissionais que preencham as tremendas falhas que existem e não meninos e meninas que chegam ao décimo segundo ano sem nada saberem. Temos que ter canais que possibilitem a integração na vida activa, integrada com a escola destes jovens e não fingir que ao oferecemos três anos de isenção no pagamento da taxa contribuitiva da segurança social, aos dezoito anos eles vão aprender uma profissão, já estão demasiado velhos e com custos manifestamente grandes para aprenderem de inicio uma carreira profissional.
Muitas mais coisas havia para dizer e fazer, mas não vos aborreço mais com a minha própria burrice.

Podem consultar o estudo da OCDE na integra AQUI.
 
2005/09/05
  Listas de desaparecidos e sobreviventes
Hurricane Katrina Missing Person and Survivor Lists

Help connect Hurricane Katrina victims with their friends and family - Hurricane Help
 
  Missing People From Hurricane Katrina - 1-800-774-0512
This site is here to help you find missing persons from hurricane Katrina. If you have their picture of the missing person you can post it to this site in one of two ways: 1. Upload their image directly from your PC using the upload form below. Once you have uploaded an image you will be prompted to enter other information like thgeir name, your phone number and your email address. 2. Email or MMS your picture to callhome.123@tamw.com. Please make sure to put the missing person's name and YOUR contact phone number in the title or body of the email/MMS. If you don’t have an image of the missing person or you can’t figure out how to upload or email in your information, then please call us at 1-800-774-0512 anytime, if we are awake we will answer the phone! Our thoughts and prayers to everyone involved in this disaster. May you and your loved ones be safe.
**************************************************************
People who are SAFE from Katrina
People listed on this site are safe, and want you to know that they are ok. Some pictures will have names and locations of where they are, some will not, please just know that if they are here they were safe as of the time the picture was posted. If you are safe and you want to post your picture here just email it to safe.123@tamw.com
 
2005/09/03
  Procuram-se
No meio de tanta dor, de tanta angustia, milhares de nomes são gritados em busca de um sinal de retorno. Alguns com uma sonoridade familiar.

VANESSA PEREIRA procura ALEXANDRA PEREIRA (irmã), a sua mãe YVETTE PEREIRA (DIED IN KATRINA).

JOHN CORREIA procura PATRICIA CORREIA (irmã), nome dos seus pais Vasco e Irene.
 
  Family News Network - Hurricane Katrina
Para quem procura familiares ou amigos desaparecidos pelo efeito do furacão Katrina, a Cruz Vermelha disponibilizou uma página na internet, onde se pode ver a lista de desaparecidos ou colocar um pedido de ajuda a localização de alguém. ( Aqui ).
 
  Opacidade Intelectual
Sou um acérrimo defensor da abertura de escolas de língua portuguesa nos países exportadores de mão de obra barata. Tinha inúmeras vantagens.
1ª - Arranjava trabalho a todos os professores desempregados.
2ª - Quando esses alunos imigrassem para Portugal já dominavam a língua.
3ª - Aumentava o fluxo de entrada de divisas.
4ª - E a mais importante, já se podiam aumentar ainda mais o numero de licenciaturas em áreas que não têm “empregabilidade” e que futuramente nos forneceria mais professores.

Nota de rodapé – Com os recentes aumentos dos preços dos combustíveis, a associação dos arrumadores de automóveis credenciados e não credenciados, vem alertar para a situação desesperante que os profissionais deste sector andam a sofrer. Não há carros para arrumar.
Esta situação agrava-se dia para dia, em especial depois do aparecimento de empresas que fazem concorrência desleal, nomeadamente a Emel, à qual lhes foi atribuídas as melhores zonas de parqueamento, sem a abertura de qualquer concurso publico.
Pedem por isso a intervenção imediata do governo, no sentido de obrigar todos os possuidores de veículos a motor a deslocarem-se nos mesmos. Pedem ainda que os possuidores de automóveis que fazem as chamadas “vaquinhas” no transporte de outros colegas, sejam obrigados a pagar imposto de camionagem.
“Exulta, Lusitânia felix!”
Papa Pio XII, Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli
 
  Fotos de um tragédia anunciada.
Nova Orleães, 10 mil mortos e 100 mil refugiados. Estimativa das vítimas do furacão Katrina.

Image hosted by Photobucket.com
.
Image hosted by Photobucket.com
.
Image hosted by Photobucket.com
.
Image hosted by Photobucket.com
.
Image hosted by Photobucket.com
.
Image hosted by Photobucket.com
.
Image hosted by Photobucket.com
.
Image hosted by Photobucket.com
.
Image hosted by Photobucket.com

Fotos retiradas da BBC News e Time.
 
2005/09/02
  Onde é que eu já ouvi isto ?
Declarações eleitoralistas

"Ministro das Finanças afasta cenário de recessão na economia portuguesa"

Respostas eleitoralistas

- olhe que não senhor doutor, olhe que não.
 
  O Fim da Constituição Europeia
"I haven't come across any magic formulas that would bring it back to life", estas são as declarações do Presidente da União Europeia, Durão Barroso, ou Jose Manuel Barroso a um diário polaco "Polish daily Rzeczpospolita" e transcrita no EUobserver.com.
Segundo a análise do Guardian, "
Barroso's last rites for EU charter".
 
  Efeito Zapatero
Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com
Vuelve Aznar
 
2005/09/01
  Descubra as Diferenças
Image hosted by Photobucket.com
Lisboa, Praça Marquês de Pombal, 1930

Obrigada Y36

Lisboa, Praça Marquês de Pombal, 2005
Image hosted by Photobucket.com
 
  GoogleGate
Imagem da Casa Branca no google maps. Como podem verificar está distorcida.
Imagem do PALÁCIO DE BELÉM EM LISBOA. Não há distorção.
 
  Beslan - 1 Ano Após
Ainda hoje os choramos
 
Qualquer análise tem um ponto de vista incorrecto, mesmo não demonstrado, mesmo sem formas de entendimento.

Nome:
Localização: Sobral de Monte Agraço, Estremadura, Portugal
Arquivos
abril 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / abril 2006 / setembro 2006 / dezembro 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]